Comunicação visual é toda forma de se comunicar utilizando elementos visuais. Quando sua empresa lança campanhas com vídeos, produz infográficos e utiliza imagens em peças publicitárias, ela está usando a comunicação visual para expressar suas ideias.
Muitas vezes, utilizar uma imagem para veicular uma informação gera mais resultados positivos do que se você focasse apenas na escrita de textos. Isso porque os textos precisam ser lidos e interpretados pelo consumidor antes de causar qualquer comoção.
Sem dizer que nem sempre eles serão bem interpretados e podem não passar a mensagem idealizada. Enquanto isso, a imagem atinge o público de forma instantânea.
Características da marca
Quando uma empresa investe em comunicação visual, ela passa a ter acesso a vários elementos que vão caracterizar a marca e consolidá-la como única no mercado. Para entender o que isso significa, basta lembrar de marcas famosas, como a Lacoste, por exemplo.
Você precisa de algum texto informativo para saber o que o desenho do crocodilo quer dizer? Ou esse símbolo já remete automaticamente à marca e aos produtos que ela comercializa? Um dos grandes diferenciais que essas marcas renomadas conseguiram oferecer aos consumidores está justamente na comunicação visual.
Motivos para optar pela Comunicação visual em sua empresa
O público procura por ideias inovadoras e que se destaquem em meio à multidão. A competitividade no mercado cresce a cada dia.
Milhares de empresas surgem e centenas de produtos são lançados. Que motivos uma pessoa teria para optar pela sua empresa em detrimento de outras?
Para o seu negócio ser bem-sucedido, você não deve pensar apenas em realizar muitas vendas. A chave para o sucesso não consiste unicamente em vender produtos e serviços, mas ficar na memória do cliente e conseguir passar uma mensagem.
Confira os seis principais motivos de porque você deve investir na fachada da sua loja:
N1. Atração
A atração que os consumidores sentem pelos produtos quando desejam comprá-lo é mais forte do que seu relacionamento utilizando o serviço oferecido. É por isso que o processo do decisão da compra é regido através da emoção, e não pelo modo racional. De modo a estimular este desejo dos clientes pelos seus produtos, é necessário construir uma forte experiência com seu ponto de venda, e a comunicação visual externa é fator decisivo para isso.
N2. Prestígio
A fachada da loja é a primeira oportunidade que uma empresa tem de comunicar ao consumidor o que a empresa é e o que a empresa vende. Assim sendo é muito importante investir em um nome sólido, uma logomarca bem desenhada, e em um letreiro impactante, que passe o prestígio que sua marca merece.
N3. Destaque em centros urbanos
Uma fachada com aparência abandonada e mal cuidada passa a imagem de uma empresa de que não se importa com o conforto do cliente e não possui interesse em oferecer a melhor experiência possível para este consumidor. Para que você se destaque entre os outros estabelecimentos da rua comercial ou centro urbano em que se localiza, é necessária uma comunicação visual eficiente.
N4. Diferenciação Destes concorrentes
Outro fator importante que deve ser levado em consideração é a diferenciação do seu comércio entre os concorrentes. Se você é proprietário de um comércio de calçados no centro urbano da sua cidade, não é interessante que seja lembrado apenas como “aquela loja de calçados que fica perto da sorveteria”. A ideia é que seu estabelecimento seja sempre referido pelo nome ou pela marca, para que seus consumidores criem uma imagem da sua empresa que esteja alinhada utilizando a identidade corporativa que você possui interesse em divulgar.
N5. Opções por baixo custo
Investir em uma fachada adequada possui um custo menor do de que se imagina. É possível ter acesso a várias opções para remodelar a comunicação externa do uma loja com o mínimo investimento possível. Os letreiros são uma solução bastante criativa para uma mudança no visual do seu estabelecimento, como para incorporar o nome da empresa à sua própria logomarca em um trabalho único. Além disso, podem ser feitos em variados materiais, cores e formatos.
N6. Fidelização
O uso de uma comunicação visual bem feita, aliada à um serviço com habilidade e produtos interessantes, é a fórmula certa para a fidelização dos seus clientes. Eles se lembrarão de uma experiência de compra agradável e do nome da sua marca.
Investir na comunicação externa do seu estabelecimento causa um impacto positivo tanto nos seus clientes como nos seus negócios. Não perca a oportunidade de atrair mais compradores e aumentar suas vendas.
A comunicação visual para ter destaque
A comunicação visual é capaz de lhe ajudar também nessa empreitada?
A resposta é: sem dúvida alguma!
Criar uma identidade visual para representar a sua marca pode parecer uma tarefa simples, mas a verdade é que unir elementos visuais para expressar todas as qualidades do seu negócio precisa ser feito por profissionais da área para que o trabalho seja bem-feito e assertivo. Imagine como seria o resultado da criação de um logotipo por uma pessoa que não entende de cores e símbolos.
Nessas horas, as multinacionais são boas fontes de inspiração sobre o que pode dar certo na comunicação visual. É sempre melhor buscar por um profissional que saiba o que está fazendo (é só lembrar do designer que criou o símbolo icônico da maçã mordida).
Como a comunicação visual ajuda um negócio?
Como a comunicação visual pode ajudar a sua marca a ser bem-sucedida? Cuidar da imagem do seu negócio garante resultados mais satisfatórios. Veja alguns exemplos:
Fortalece sua marca
O consumidor atual é bastante exigente. Ele procura por empresas que ofereçam soluções de qualidade para os seus problemas.
Sua empresa pode até entregar valor para o público, no entanto, ela só vai se destacar da concorrência se a sua identidade visual for forte o bastante para ser lembrada pelos consumidores. É a partir da comunicação visual que a sua empresa poderá se mostrar como uma marca consolidada e profissional.
Reforça os valores da empresa
Quais são os valores da sua empresa? Em que você e os seus colaboradores acreditam?
Comunicar os valores, crenças e objetivos da empresa, com a ajuda da comunicação visual, é uma excelente estratégia para atrair clientes e fidelizá-los. Essas informações têm um grande potencial de influência sobre os consumidores.
E aí, ainda está com dúvidas do que escolher para divulgar sua empresa?
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